Educação Infantil: reconstruindo valores, aprimorando à prática profissional.

Estimular ao máximo o aprendizado lúdico com valores humanos que encaminhem a formação cidadã, é dever e obrigação tanto do estado (governo), quanto da família, daí a importância da parceira de todas as instituições sociais envolvidas neste processo para a garantia do mesmo.

Base para a formação educacional e primordial para o desenvolvimento intelectual nas demais modalidades de ensino, a educação infantil, assim como tem sido com todo o sistema de ensino, recebe atenção especial da administração Márcio Serrão e irmão Tadeu.

A família, na primeira infância, são as pessoas com as quais a criança mantém as relações sociais iniciais, apreendem informações e valores que determinarão seu comportamento nos grupos externos à sua convivência, é um período de intenso processo de desenvolvimento.
Até os seis anos de idade, são aprimoradas as habilidades de coordenação motora, comunicação, a criança fica um pouco mais independente e começa a ler e a descrever seu ambiente social, ampliado para o convívio na escola.

O papel dessa época da vida, no desenvolvimento mental, emocional, de aprendizagem e de socialização da criança talvez seja tão ou mais importante quanto a evolução física e neurológica.
Realizada nos dias 11 e 12 de Abril pela Secretaria Municipal de Educação de Laranjal do Jari, por meio Gerência Técnica Pedagógica através do Núcleo de Educação Infantil, meta 01 do Plano Municipal de Educação, a formação continuada para professores de Educação Infantil (creches e pré-escolar) contou com a participação de 125 professores que atuam no sistema municipal de ensino.

Na formação pedagógica foram abordadas temáticas como autismo e orientações metodológicas para lhe dar com crianças autistas, o processo de alfabetização, valores na prática educacional, a importância da participação da família na vida escolar da criança e atividades lúdicas na educação infantil.
A secretária municipal de educação professora Beta e o Gerente Técnico Pedagógico, professor Antônio Pinto Duarte ressaltaram no momento a importância de investir na base educacional (Educação Infantil) para alcançar melhores resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que mensura a qualidade da educação, entre outros, é ainda indicador social de desenvolvimento humano e qualidade de vida da população.

Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari “Tempo de Reconstruir, com um sistema de ensino humanizado”.
SEMED- LJ- Gerência de Divulgação Institucional
Redação: Juniel Lima