SENAI e PMLJ realizam aula inaugural dos cursos profissionalizantes

No inicio da noite desta segunda (07)  foi realizado a aula inaugural dos cursos ofertados pelo SENAI. A abertura aconteceu na quadra João da Silva Neri e contou com a presença dos quatrocentos e doze matriculados, autoridades, representantes do SENAI  Amazônia  e Amapá, a equipe da Unidade Móvel Fluvial – Escola SENAI,  Secretariado municipais, representante do grupo Orsa  e população de forma geral.

A cerimônia iniciou com a composição formal do dispositivo de honra com Prefeito Márcio Serrão, Vice Irmão Tadeu, Coordenador da Unidade Fluvial Samaúma Saulo Ramos de Guimarães, Representante Senai/Amapá Joenir Fonseca , presidente da Câmara Walcimar Fonseca, Secretária de Administração e Planejamento Cleneide Batista, Secretário de Educação Raimundo Mai Sarraf, Representante do Grupo Orsa Jorge Rafael.

O representante Senai/Amapá Joenir Fonseca confidenciou sua satisfação em fazer parte da maior escola profissionalizante da América Latina SENAI, e ressaltou a seriedade da instituição que empenha pela qualidade fazendo valer à ética. Agradeceu ao Prefeito Márcio Serrão por abraçar o projeto. Parabenizou a todos os inscritos pela atitude e os elogiou por buscarem conhecimentos mesmo sem se importarem com a crise. “O mercado de trabalho é para os melhores, e objetivo do SENAI transformá-los nos melhores profissionais”.

“O papel do SENAI como escola profissionalizante é trazer o desenvolvimento para as regiões, para o estado Amapá, para Laranjal do Jari, não vamos nos conformar com as noticias ruins que ouvimos todos os dias, mas vamos cada dia mais lutar para construir uma nação, uma nação capacitada para trabalhar em indústria e para desenvolver um trabalho de excelência  nas ruas, relatou Joenir.

O vice Irmão Tadeu disse que na educação não existe ponto final, pode até haver uma vírgula, pois conhecimento é para toda a vida.  ”A educação é o maior patrimônio que podemos adquirir enquanto em vida, por que o que aprendemos levamos para formos e  usamos por toda vida “. Parabenizou toda a equipe do SENAI, os secretários municipais envolvidos e as 412 pessoas que se inscrever, “parabéns a todos, suas escolhas lhe darão uma visão mais ampla, um panorama empreendedor, que futuramente estarão gerenciando aquilo que aprenderem., e também gerando emprego e renda com seu trabalho”.

O prefeito Márcio Serrão se pronunciou agradecendo a toda a equipe de profissionais do Senai que irão trabalhar no decorrer dos cursos preparando os alunos para o mercado de trabalho. Com alegria falou do seu contentamento em proporcionar a população do Laranjal do Jari uma oportunidade de qualificação profissional para um povo que teve momentos difíceis, e que está oportunidade é válida.  Parabenizou o esforço e a coragem de cada aluno que se dispôs a engajar pela busca de qualificações e agradeceu ao grupo Orsa pela presença e parceria.

“Muito obrigado SENAI, quando nos bateram a porta por uma ligação feita pelo prefeito de Vitória do Jari , trazendo para nossa população essas oportunidades, não tive como dizer não, principalmente pela falta de emprego e pelos problemas que o grupo Orsa vem passando, vi essa a garantia por um futuro melhor para os jovens, senhores e senhoras laranjalense”, pontou Márcio Serrão.

Coordenador da Unidade Fluvial Samaúma Saulo Ramos de Guimarães apresentou-se como representante do presidente da federação SENAI/Amazônia senhor Evandro Barros e senhor Joenir Fonseca representante Senai/Amapá. “O dia hoje é ímpar, um momento único, pois após quatro anos o barco Samaúma teve o prazer de retornar a Laranjal do Jari para trazer oportunidades às pessoas que estão aqui presentes, que tem sede de saber”.

Segundo Saulo o barco Samaúma tem 30 anos de existência e desenvolve essas atividades educativas em diversos municípios da Amazônia.  Agradeceu ao prefeito pela sensibilidade de ver que a população tem carência do saber e a todo o seu secretariado, por todos as solicitações atendidas pela chefe de gabinete Tanira Barbosa, Ana Beatriz Secretária de Assistência  Social, Secretário de Educação Mai Sarraf  e Secretária de Administração e Planejamento Cleneide Batista.

O coordenador aproveitou o momento para apresentar a equipe  de  instrutores do SENAI que irão trabalhar nos cursos profissionalizantes ofertados a população laranjalense: Francisco Souto – instrutor de elétrica; Adeir Reis – instrutor na área de construção; Artemus Batista – Instrutor de informática; Paulo César – instrutor na área de mecânica diesel e popa, instrutor de mecânica motocicleta; José Isaías – instrutor refrigeração; Ducicleide – instrutora na área de  moldista costureira/ Terezinha – instrutora  na área alimentos; Roberto – Comandante do barco Samaúma

O coordenador  dos cursos pediu que todos possam assumir o compromisso de ir diariamente aos cursos no qual se inscreveram nos locais estabelecidos e para poderem usufruir dos conhecimentos e serem profissionais com excelência.  A meta do SENAI era atingir 412 matriculados, mas devido o grande quantitativo de pessoas que até dormiram a frente do barco por vagas, o SENAI resolveu ampliar para 500 vagas.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Contato: ascompmlj@gmail.com