Secretaria de Educação aplica simulados preparatórios para a prova Brasil.

Entre 23 de outubro e 03 de novembro será aplicada a PROVA BRASIL no sistema municipal de ensino nas escolas que atendem o 5º ano e a 8ª série do ensino fundamental.

A prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. sendo um dos dois elementos que compõem o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb): o cálculo do Ideb é feito usando os resultados da prova e informações sobre a aprovação ou repetência dos estudantes. Essa prova faz parte da avaliação nacional da educação básica (ANEB), uma das três avaliações que integram o sistema de avaliação da educação básica (SAEB).

A nota atual de Laranjal do Jari no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e 4,1 a meta a ser alcançada é 4,8.

Além do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos nossos professores (as), a Secretaria Municipal de Educação, com apoio técnico e pedagógico procura juntos aos diretores adotar politicas educacionais e administrativas que visem sanar os problemas que impactam a qualidade do ensino.

As estratégias utilizadas pela Secretaria de Educação, para que os alunos que farão a PROVA BRASIL tenham um desempenho satisfatório e alcancem as metas do IDEB previstas pelo Ministério da Educação para cada escola e para o município, foram:

ESTRATÉGIAS:

• Trabalhar com o apoio da equipe do novo Mais Educação.
  • Desenvolver atividades complementares no contra turno escolar.
  • Oferecer formação aos professores das turmas de 5º ano.
  • Utilizar metodologias diferenciadas.
  • Realizar simulados.

A aplicação dos simulados esta organizada da seguinte forma:

1º ETAPA: DIAS 21,22 E 25/09.

Serão executados trabalhos de condicionamento e orientação aos alunos sobre os procedimentos para fazer a prova, preenchimento de cartão resposta entre outros.

2º ETAPA:

Dia 18 de outubro será aplicado o simulado com todas as rotinas que o aluno irá passar quando da aplicação da prova a partir do dia 23 de outubro até dia 03 de novembro, desde a organização da sala, a concentração, a calma na hora de resolver as questões e também preencher o cartão resposta.

A expectativa e que os esforço e dedicação de todos os atores sociais envolvidos no processo educativo, o sistema municipal de ensino, apresente melhores índices de educação.