SENAI e Prefeitura entregam certificados a quatrocentos novos profissionais:

Diante da parceria firmada pela Prefeitura de Laranjal do Jari e SENAI, neste primeiro período quatrocentos novos profissionais receberam seus certificados na noite de sábado (30). Foram oportunizados com quinze cursos ministrados por excelentes profissionais da Unidade Móvel Fluvial Samaúma no período de 09 de agosto a 29 de setembro, divididos em 19 turmas nos turnos manhã e tarde..

A cerimônia aconteceu na Quadra Poliesportiva João da Silva Nery numa solenidade de Formatura de Qualificação Profissional, onde compuseram a mesa de honra o Prefeito Márcio Serrão, Vice Irmão Tadeu, Diretora do SENAI AP Deusa Carvalho, Coordenador do barco Samaúma Saulo Ramos, assistente social da Fundação Jari Sumaia Yonezawa e a Primeira Dama Allyne Serrão.

“A educação transforma a vida das pessoas, e dá a elas uma boa oportunidade para serem inseridas no mercado de trabalho, e isso nos dar a convicção de que estamos cumprindo nossa missão”, enfatizou Allyne Serrão, primeira dama do município.

Em suas palavras Sumaia Yonezawa, assistente social da Fundação Jari agradeceu a diretora do SENAI/AP pela parceria, ao coordenador da balsa Samaúma  e ao prefeito por ter acreditado, apostado e investido. “E hoje já podermos ver as primeiras turmas já querendo mais. A gente também tem feito esforços atendendo a parceria do SENAI com a prefeitura para que os cursos sejam realizados”.

O coordenador Saulo Ramos do barco Samaúma, externou seu contentamento pelos dois meses vivenciados diariamente, compartilhando alegrias e tristezas, assim também o corpo docente que “tem sido um semeador, que navega na Amazônia legal semeando o saber, e hoje todos vocês estão sendo agraciados com o conhecimento, no qual levarão para restos de suas vidas. São 400 pessoas aptas para o mercado de trabalho, isto é histórico”.

A Diretora do SENAI AP, Deusa Carvalho, ressaltou que essa ação do barco Samaúma é uma parceria SENAI/AP e SENAI/AM e que só fortalece a instituição SENAI como um todo no Brasil. “O quanto é importante ter uma qualificação, ter um potencial competitivo pra buscar um mercado de trabalho o seu lugar. Sair de um curso com formação, com orgulho e poder galgar um lugar melhor. Nosso incentivo é para que continue estudando, porque o estudo é para vida toda, e precisando está estudando sempre.” Continuou, agradeceu a prefeitura pela parceria, e disse que sem essa parceria o SENAI não conseguiria cumprir a sua missão. “Precisamos está juntos, a população continua contando com a parceria forte, não só nessa ação do barco escola como também da escola fixa.”

O vice Irmão Tadeu frisou que em uma de suas visitas no barco escola no encerramento do curso de confeiteiro de doces e salgados e pode presenciar a emoção dos alunos na despedida, da saudade que deixariam e o desejo de querer mais.

“Estamos colhendo frutos dessa parceria, que é presenciar quatrocentos pessoas, entre homens e mulheres, formando-se naquilo que escolheu, que determinou pra sua vida. Parabéns para vocês”, destacou Irmão Tadeu.

“Ao oportunizarmos uma formação de qualificação profissional aos nossos munícipes, aumentamos a chance para o ingresso deles no mercado de trabalho, e diminuímos o índice de desemprego, e estimulamos o desenvolvimento da economia laranjalense”, ressaltou o prefeito Márcio.

Os oradores que representaram Andreia Oliveira Rosales e Manoel Miranda Matos emocionaram com seus discursos. E para esquentar ainda mais a solenidade todos os alunos surpreenderam  e prestaram uma linda homenagem ao prefeito Márcio, com faixas e cartazes, agradecidos pela oportunidade que tiveram e juntos clamaram para que a oportunidade fosse estendida a outros, e assim em alta voz disseram: “Deixe a balsa Samaúma ficar mais um período”. Não sabendo eles que essa decisão já havia sido firmada para que o convênio fosse renovado. Então, a prefeitura continua em parceria com SENAI por mais um período que formará mais quatrocentos novos profissionais até dezembro.

Em resposta aos alunos, o prefeito lançou proposta à fundação Jari em deslocar o SENAI/monte Dourado para Laranjal do Jari e garantiu um espaço físico para atender as demandas. A representante da Jari levará a proposta para ser apreciada e logo dará um retorno.

O prefeito Márcio Serrão e vice Irmão Tadeu preocupados em ofertar serviços de qualidades vêm buscando qualificar os seus servidores em todas as secretarias municipais, através de parcerias com IFAP, SEBRAE, Governo do estado, Barco Samaúma e Fundação Jari, tudo isso é compromisso, servir bem, servir com qualidade a população,

A cantora gospel Mirian Guedes fez a emoção pairar no ar embalado pela música Conquistando Impossível, motivando-os a não pararem, continuarem a conquistar. Foram momentos emocionantes, reflexivos e de agradecimentos.

O evento contou com a presença dos gestores municipais, diretora do SENAI/AP, representante da Fundação Jari, 1ª e 2ª dama do Município, secretários municipais, equipe SENAI – Barco Samaúma, equipe de docentes do SENAI – Monte Dourado, familiares e amigos dos concluintes e população em geral.