PNAIC E PAAP: AÇÕES DE POLITICAS EDUCACIONAIS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS ATENDIDOS NO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL.

Em uma visão social da educação, a leitura, a escrita, a lógica, a percepção e criticidade, no desenvolvimento da vida estudantil, assumem o mais importante papel na formação do sujeito, pois assim, em contato com o conhecimento, o mesmo poderá decodifica-lo, entendê-lo e ressignificá-lo, associando o aprendizado adquirido na escola, com os fatos vivenciados no seu cotidiano.

Dai a importância da alfabetização e letramento para o aprendizado em qualquer área do conhecimento, pois, o bom aproveitamento nas mais variadas disciplinas, depende muito da base, do “pré-requisito” que é a alfabetização.

Em 2016, a ANA (Avaliação Nacional de Aprendizagem), que afere os níveis de alfabetização, letramento e conhecimentos em matemática, dos alunos ate o 3º ano (1º ciclo de aprendizagem), detectou, que no Amapá as os alunos, estão com índices elementares, considerados insuficientes.

Na ultima sexta-feira, ocorreu na quadra da escola Tereza Teles, o lançamento das novas propostas de atuação da secretaria municipal de educação para alfabetização e letramento de alunos atendidos ate o 5º ano.

Em Laranjal do Jari, a secretaria municipal de educação, trabalha com as politicas educacionais do Pnaic (Programa Nacional de Alfabetização na idade Certa) e aderiu recentemente ao PAAP (Programa de Aprendizagem do Amapá), para junto às escolas e professores, articular e implantar metodologias de ensino para elevar os níveis de alfabetização dos alunos do sistema municipal de ensino.

As ações educacionais previstas no Plano Municipal de Educação abrangerão os dois primeiros ciclos de aprendizagem (1º ao 5º ano do ensino fundamental), e o programa Novo Mais Educação, com a distribuição de material estrutural para professores e alunos da rede de ensino.

Haverão capacitações, promovidas tanto pelo estado quanto pelo município, para formadores do Pnaic/PAAP, e professores que trabalharão com novos materiais e metodologias em sala de aula.

A secretaria de educação, senhora Tanira Barbosa, ratificou junto aos diretores (as), pedagogos e professores, o compromisso da prefeitura em continuar em regime da parceria, trabalhando no aprimoramento do sistema de ensino na busca constante de melhorar os níveis e índices de educação para obter resultados satisfatórios nas avaliações nacionais que integram o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

SEMED-LJ- Gerência de Divulgação Institucional.