Secretaria de Meio Ambiente e Turismo participa do 10º Encontro do Mosaico de áreas protegidas da Amazônia oriental.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR está participando do 10º Encontro do Mosaico de áreas protegidas da Amazônia Oriental, o evento está sendo realizado hoje e nos dias 7 e 8 de dezembro no auditório da Câmara Municipal de Laranjal do Jari.

Durante o encontro serão debatidos diversos temas como: Diagnóstico da organização dos conselhos municipais de meio ambiente (IBAM); Regularização das terras do município de Laranjal do Jari; Energia elétrica das comunidades extrativistas da RDS do Iratapuru; Mobilização contra o decreto  9.147 de 28 de agosto de 2017, extinção da reserva de cobre e associados/RENCA; Monitoramento da biodiversidade; Expedições do projeto impacto de mercúrio em áreas protegidas na Amazônia oriental; Ações do projeto de educa comunicação dentre outras.

“É de suma importância à realização desse encontro  aqui, sendo uma pauta discutida pela secretaria de meio ambiente do nosso município e uma reivindicação nossa junto aos conselheiros por determinação do nosso prefeito Márcio Serrão e Irmão Tadeu. E os temas que serão abordados são relevantes pra nós, pois devemos repeti sempre de preservação de defesa do  meio ambiente e defesa dos nossos povos das florestas”, destacou Marcelo Sarraff Secretário de Meio Ambiente e Turismo.

“O Mosaico reúne várias unidades de conservação, terras indígenas, extrativistas, ribeirinhos, populações que estão aqui no Amapá, parte dentro da nossa região, e trazer esse encontro para Laranjal do Jari é satisfatório, visto que muitos comentários foram feito esse ano por caso da extinção da RENCA, então vimos a importância de colocar em pauta, pois se trata de discutir o nosso futuro, o que melhor queremos para nossa região”, comentou  Ivan Machado de Vasconcelos analista ambiental do ICMBIL – FLONA floresta nacional Amapá.