Portal do Governo Brasileiro

Secretaria de saúde faz ação de exames rápido no porto da catraia


A Secretaria Municipal de Saúde  ofertou nesta quinta (07) testes rápido para diagnosticar alguns tipos de doenças no porto da catraia. Essas exames rápidos podem detectar doenças sexualmente transmissível como sífilis, também hepatites B e C, e o HIV (vírus da Aids).

Nosso objetivo é ampliar o acesso ao teste rápido, uma ferramenta confiável e de boa adesão da população, além  de identificar pessoas que vivem com o vírus e não sabem, levando-as ao tratamento e cuidados especiais para evitar casos de transmissão. Pois sabemos que uma epidemia silenciosa pode estar ocorrendo e por isso, além do diagnóstico, também estamos estruturando uma rede assistencial para tratar os casos de forma humanizada e eficiente – explicou a coordenadora do programa  enfermeira Regiane Cardozo.


O teste rápido é simples, necessita-se apenas de uma gota de sangue para análise. Antes e após esse processo é feito um trabalho de aconselhamento, com orientações de medidas preventivas e outras informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O resultado do exame obtem-se em cerca de 10 minutos e, em caso de positividade, imediatamente a pessoa é encaminhada ao serviço público  especializado para tratamento.