quarta, 30 de janeiro de 2019 - 16:24h
"Janeiro Branco" alerta sobre os cuidados com a saúde mental.
Foto: Jhoseph Freitas

A prefeitura de Laranjal do Jari por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS I Abraça-me Laranjal do Jari, desenvolve ações da campanha “Janeiro Branco”, com o tema o Amapá unido pela saúde mental.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtornos mentais no mundo.E quando os assuntos são de transtornos de ansiedade e depressão, os números nos coloca na quinta posição no ranking mundial de acordo com os estudos da OMS. (Organização Mundial de Saúde).

Levando essas informações em consideração, a campanha janeiro branco foi criada com objetivo de divulgar, conscientizar e prevenir aos transtornos relacionados a saúde mental.

O mês de janeiro foi escolhido por ter essa relação de início e o novo com esse espírito de renovação a campanha escolheu a cor branco no qual e no Branco que podemos escrever reiniciar e recriar uma história de vida foi que o psicólogo Leonardo Abrão pensou a escolher a cor branca.

E nesse ano a campanha janeiro em sua 6° Edição e a 1° Edição a ser realizada no Estado do Amapá. Partindo desse princípio a importância dada ao tema saúde mental o município Laranjal do Jari, aderiu a campanha na qual se deu na última segunda feira 28 de janeiro a realização de uma roda de conversa na câmara municipal, o evento de a participação da comunidade e profissionais da área de saúde, assistência e educação. O evento também contou a participação de autoridades locais.

O objetivo da roda de conversa era explanar o fluxo dos serviços relacionados à área saúde mental do município no então o Secretário de Saúde Marcel Jandson Menezes pode falar da recente conquista da habitação de um centro de referência a essas demandas o CAPS I (Centro de atenção psicossocial) Abraça-me. A coordenação do centro a psicóloga Erica Pedroso pode esclarecer sobre o fluxo e demandas atendidas no centro, os planos terapêuticos e atividades realizadas no centro, a mesma fala que o centro tem como profissionais as especialidades de psicóloga, médico psiquiatra, enfermeiros, assistente social, psicopedagoga, técnicos em enfermagem, administrativo e colaborador geral. A psicóloga Erica Pedroso, falou da importância da atuação de uma equipe multiprofissional pois somente através de um plano terapêutico biopsicossocial os assistidos do centro poderão ter sua qualidade de vida assegurados.

Durante o evento estiveram presentes familiares e assistidos do centro, as quais os mesmos tiveram a oportunidade de dar o seu depoimentos em relação à importância do serviço ofertado através do centro, levando assim o empoderamento do serviço e ao próprio assistidos do centro Abraça-me, os seu relatos de experiências relacionados a saúde mental foi de suma importância pois assim conseguimos de forma gentil e educada a sensibilização a esses assistidos da rede dando relevância a inclusão e jamais a exclusão. Mobilizando a união de uma sociedade mais justa e humana.

Participaram da roda de conversas; o Secretario de Saúde; Marcel Jandson Menezes, Vereadores, a Diretora do Hospital LJ; Irlane Queiroga, a Coordenadora do CAPs, Erica da Silva Pedroso, presidente do conselho Saúde; Gedson Martins, servidores da saúde, usuários e comunidade em geral.

Dicas para cuidar bem da sua saúde mental
1 – Tenha uma rotina organizada;
2 – Procure dormir bem e na quantidade ideal;