quarta, 05 de dezembro de 2018 - 16:31h
Laranjal do Jari se destaca no II fórum de alimentação escolar promovido pelo SEBRAE no estado do Amapá.
Foto: Divulgação

O II Fórum Municipal da Alimentação Escolar promovido pelo Sebrae no Amapá incentiva o compartilhamento de experiências, desafios, metas para o ano de 2019 e principalmente, as boas práticas na alimentação escolar dos municípios amapaenses.

A prefeitura de Laranjal do Jari, representado no compartilhamento de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar pela *Secretária Municipal de Educação Tanira do Socorro Costa Barbosa*, e pelo *Técnico do Instituto Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento*, senhor *Nadielson Costa*, apresentaram o balanço dos investimentos em alimentação escolar da administração *Márcio Serrão e irmão Tadeu* em 2017/2018.

Em 1 ano e 11 meses, o Prefeito Márcio Serrão e Vice-Prefeito irmão Tadeu, estabilizaram, e agora trabalham para elevar o Ideb, ofertando através do PNAE alimentação escolar regionalizada e nutritiva para 6.133 alunos atendidos nas 28 escolas que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Laranjal do Jari.

Entre 2017 e até agora o segundo semestre de 2018 já foram investidos 755 mil reais na agricultura familiar que fornece gêneros agrícolas para o cardápio das escolas, capital que tem permanecido dentro do município, fomentando a economia local.

Cumprindo o princípio da legalidade, a prefeitura investiu os 100% dos recursos previstos na lei federal que rege o PNAE na agricultura familiar, respeitando ainda a lei municipal nº 360, que garante o percentual adicional de 10% para aquisição de produtos agrícolas, Márcio Serrão foi além e ainda e investiu do recurso próprio 3,6%.

Os alunos deliciam-se com o cardápio ofertado pela prefeitura que inclui:

Alimentos doces: biscoito de castanha, batata-doce, melancia, laranja, tangerina, mamão e banana.

Alimentos salgados e diversos: açaí, farinha de tapioca e mandioca, sopa (macaxeira, cheiro-verde, pimentinha cheirosa, couve), risoto acompanhado de banana frita, Maria Isabel acompanhado com batata doce e macaxeira frita, macarronada, frango guisado com macaxeira e abóbora, feijão com charque e abóbora, sopa de macaxeira, picadinho com legumes.

Os avanços na agricultura familiar são muitos, a prefeitura resgatou a credibilidade junto às comunidades, valorizando o trabalho dos agricultores.

Entre 2017 e 2018 foram realizadas quatro chamadas públicas, e ampliou-se progressivamente o número de famílias de agricultores que fornecem gêneros agrícolas para a prefeitura de Laranjal do Jari de 19 para 56 famílias e em 2019 a previsão é de alcançar em média de 65 a 70 famílias incluídas no PNAE e com pagamento em dia.

No II Fórum de Alimentação Escolar, promovido pelo Sebrae-AP, Laranjal do Jari se destacou na gestão de recursos, na logística, tanto no escoamento da produção para a cidade quanto a entrega feita nas escolas pela Gerente de Alimentação Escolar da SEMED-LJ, Silvana Gonçalves, bem como a racionalização per capita por escola, tão importante no aproveitamento e manutenção da merenda escolar.

Muitos municípios demonstraram interesse e pediram apoio técnico da prefeitura de Laranjal do Jari, referência em oferta de alimentação escolar no estado do Amapá.

Prefeitura de Laranjal do Jari: Tempo de reconstruir, superando desafios educacionais.