quarta, 05 de dezembro de 2018 - 16:31h
Laranjal do Jari se destaca no II fórum de alimentação escolar promovido pelo SEBRAE no estado do Amapá.
Laranjal do Jari se destaca no II fórum de alimentação escolar promovido pelo SEBRAE no estado do Amapá.
Por: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Foto: Divulgação

O II Fórum Municipal da Alimentação Escolar promovido pelo Sebrae no Amapá incentiva o compartilhamento de experiências, desafios, metas para o ano de 2019 e principalmente, as boas práticas na alimentação escolar dos municípios amapaenses.

A prefeitura de Laranjal do Jari, representado no compartilhamento de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar pela *Secretária Municipal de Educação Tanira do Socorro Costa Barbosa*, e pelo *Técnico do Instituto Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento*, senhor *Nadielson Costa*, apresentaram o balanço dos investimentos em alimentação escolar da administração *Márcio Serrão e irmão Tadeu* em 2017/2018.

Em 1 ano e 11 meses, o Prefeito Márcio Serrão e Vice-Prefeito irmão Tadeu, estabilizaram, e agora trabalham para elevar o Ideb, ofertando através do PNAE alimentação escolar regionalizada e nutritiva para 6.133 alunos atendidos nas 28 escolas que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Laranjal do Jari.

Entre 2017 e até agora o segundo semestre de 2018 já foram investidos 755 mil reais na agricultura familiar que fornece gêneros agrícolas para o cardápio das escolas, capital que tem permanecido dentro do município, fomentando a economia local.

Cumprindo o princípio da legalidade, a prefeitura investiu os 100% dos recursos previstos na lei federal que rege o PNAE na agricultura familiar, respeitando ainda a lei municipal nº 360, que garante o percentual adicional de 10% para aquisição de produtos agrícolas, Márcio Serrão foi além e ainda e investiu do recurso próprio 3,6%.

Os alunos deliciam-se com o cardápio ofertado pela prefeitura que inclui:

Alimentos doces: biscoito de castanha, batata-doce, melancia, laranja, tangerina, mamão e banana.

Alimentos salgados e diversos: açaí, farinha de tapioca e mandioca, sopa (macaxeira, cheiro-verde, pimentinha cheirosa, couve), risoto acompanhado de banana frita, Maria Isabel acompanhado com batata doce e macaxeira frita, macarronada, frango guisado com macaxeira e abóbora, feijão com charque e abóbora, sopa de macaxeira, picadinho com legumes.

Os avanços na agricultura familiar são muitos, a prefeitura resgatou a credibilidade junto às comunidades, valorizando o trabalho dos agricultores.

Entre 2017 e 2018 foram realizadas quatro chamadas públicas, e ampliou-se progressivamente o número de famílias de agricultores que fornecem gêneros agrícolas para a prefeitura de Laranjal do Jari de 19 para 56 famílias e em 2019 a previsão é de alcançar em média de 65 a 70 famílias incluídas no PNAE e com pagamento em dia.

No II Fórum de Alimentação Escolar, promovido pelo Sebrae-AP, Laranjal do Jari se destacou na gestão de recursos, na logística, tanto no escoamento da produção para a cidade quanto a entrega feita nas escolas pela Gerente de Alimentação Escolar da SEMED-LJ, Silvana Gonçalves, bem como a racionalização per capita por escola, tão importante no aproveitamento e manutenção da merenda escolar.

Muitos municípios demonstraram interesse e pediram apoio técnico da prefeitura de Laranjal do Jari, referência em oferta de alimentação escolar no estado do Amapá.

Prefeitura de Laranjal do Jari: Tempo de reconstruir, superando desafios educacionais.

COMO CHEGAR
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

LARANJAL DO JARI - Prefeitura do Município de Laranjal do Jari
R. Emílio Médici, 2093, Laranjal do Jari - AP, CEP 68920-000 - (96) 92062-592 - contato@laranjaldojari.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá