segunda, 06 de julho de 2020 - 13:32h
Prefeitura intensifica fiscalização ambiental em Laranjal do Jari
A Prefeitura de Laranjal do Jari, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Departamento de Arrecadação Tributário, Guarda Municipal (GPA), vai intensificar as ações nas áreas de controle e fiscalização ambiental.
Foto: Divulgação

A conscientização ambiental envolve entender que a responsabilidade pelo zelo dos espaços, sejam eles particulares ou de uso coletivo, é de todos nós. Em um mundo ideal a fiscalização não seria necessária se cada um fizesse sua parte, mas, infelizmente esta não é uma realidade. Em Laranjal do Jari, o Departamento de Controle, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, faz uma média de 120 notificações mensais.

O plano pretende ampliar o número de vistorias e fiscalização por roda cidade; Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Marcelo Sarraff, um dos destaques nas ações de fiscalização é a participação de agentes do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Laranjal do Jari.

"Com o GPA auxiliando nas atividades de fiscalização, vamos ampliar consideravelmente as vistorias e o controle ambiental", destaca Marcelo. As inspeções antes aconteciam por denúncias anônimas ou avaliações internas, e por meio das fiscalizações de rotina, fiscalização dos planos de resíduos de construção civil e fiscalização em geral.

A Semmatur realiza as fiscalizações de forma preventiva e educativa. "Estamos fortalecendo a fiscalização em todas as áreas", afirma o secretário do Meio Ambiente. Exemplo disso é que, além de trabalhar com o mapeamento por infrações cometidas.

Denúncias

Um importante canal de participação da população é a possibilidade de denunciar irregularidades. pelos telefones disk entulho; (96) 9150-0889 ou Guarda Municipal (96) 991351562,