quarta, 09 de maio de 2018 - 09:56h
IV Conferencia Municipal de Educação discorre sobre os planos Nacional e Municipal.
Por: Gerência de Divulgação Institucional- SEMED-LJ.
Foto: Jhoseph Freitas

O Fórum Permanente de Educação, no âmbito municipal, é instância consultiva, propositiva, indicadora, fomentadora e de acompanhamento das ações na área de educação básica.

Abrangendo o tema: A consolidação do Sistema Nacional de Educação, Planos Nacional e Municipal de Educação: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, social, pública, gratuita e laica", a IV Conferência Municipal de Educação de Laranjal do Jari, aconteceu ontem (07), na quadra da escola Tereza Teles.

Uma das atribuições do Fórum Permanente de Educação, a conferência, realizada junto a Prefeitura de Laranjal do Jari e Secretaria Municipal de Educação, reuniu os professores da rede municipal de ensino e representantes das redes estadual, federal e privada, dentre outros segmentos tais como movimentos sociais, sindicatos de servidores, pais e responsáveis de alunos, órgãos colegiados (CME, CAE, CPVPEB, CACS/FUNDEB), executivo e legislativo municipal.

O estado democrático de direito, consagrado no evento pela presença do vice-prefeito João Tadeu da Silva, presidente do legislativo, vereador Walcimar Fonseca, secretária municipal de educação Tanira do Socorro Costa Barbosa, presidentes de órgãos colegiados e do Fórum Permanente de Educação, Cleineide Batista, e todos participantes, representaram uma das características marcantes da democracia, o civismo ou ideal de excelência no exercício da cidadania, que faz da participação, própria da gestão democrática, um motor inestimável para o aperfeiçoamento e a consolidação da educação ampliada e de qualidade.

Temas essenciais ao desenvolvimento da educação no município foram abordados como:

• Apresentação do espelho de indicadores de extensão do Plano Municipal de Educação com as metas, estratégias e ações previstas, executadas, em desenvolvimento e não executadas.
  • O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; (Conferencista Lucilene – IFAP);
  • Planos Decenais, SNE E Gestão Democrática: Participação Popular E Controle Social; (Conferencista Arthane Menezes Figueirêdo – UNIFAP) - Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em desenvolvimento Regional pela UNIFAP, Pedagoga pela UNIFAP, professora adjunta na UNIFAP. Docente permanente no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da UNIFAP.
  • Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde; (Conferencista Jessyleno – DIVAPE - MEC);
  • Planos Decenais, SNE e Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social. (Conferencista ILMA ANDRADA BARLETA – UNIFAP) Doutora em Educação, Professora de política e legislação educacional brasileira na UNIFAP, Desenvolve pesquisas sobre gestão e financiamento da educação básica e trabalho docente;

Nos debates de grupos foram construídas, aprovadas e socializadas na plenária geral, proposições a serem levadas às futuras conferências das esferas superiores que discutirão os planos Estadual e Nacional, além das escolhas por aclamação dos delegados e suplentes que representarão a conferência municipal.

Prefeitura de Laranjal do Jari: Tempo de reconstruir, superando desafios educacionais.