quarta, 25 de julho de 2018 - 19:09h
Coordenaria Especial da Mulher realiza o 1º SEMINÁRIO DA MULHER NEGRA LATINA-AMERICANA E CARIBENHA
Coordenaria Especial da Mulher realiza o 1º SEMINÁRIO DA MULHER NEGRA LATINA-AMERICANA E CARIBENHA
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom
Foto: Jhoseph Freitas

Nesta quarta feira (25/07) comemorou-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que é um marco histórico internacional da luta da mulher negra contra a exploração de classe, opressão racial e patriarcal. Esta data foi escolhida por causa do 1º encontro de mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas em 1992 na República Dominicana, marcado pela representação de mais 70 países, que discutiram formas de combater o machismo e racismo.

Reconhecendo a importância desta data e atento aos recentes acontecimentos sociais que envolvem a população negra, em especial as mulheres negras, a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari através da Coordenadoria Especial da Mulher promoveu neste dia, o I SEMINÁRIO DA MULHER NEGRA LATINA-AMERICANA E CARIBENHA, um seminário alusivo a esta data, que vem fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo maior visibilidade para sua luta.

O evento aconteceu na plenária da Câmara Legislativa no período da manhã, onde se debateu sobre cinco temas importantes: o 1º tema: Nenhuma Mulher Negra a menos vítima do racismo e do feminicídio com a palestrante Professora Maria de Belém: o 2º tema: Mulher no espaço do poder sendo a palestrante Beatriz Socorro Gonçalves (Fundação Orsa): o 3º tema: Saúde da Mulher Negra - Palestrante: Nailane Ribeiro (especialista em saúde coletiva): o 4º tema: Religiosidade de matrizes africana – Palestrante Wagner Souza; e o 5º tema: Juventude negra – Palestrante Willian Júnior – Diretor do movimento estudantil da UJS.

A coordenadora do evento Marinez Lopes, evidenciou o dia 25 chamando de Dia de resistência, dia que a mulher negra existe e resiste há tantos anos, lutando contra o racismo e violência. Ainda referenciou nível de Laranjal do Jari, a saudosa Maria de Nazaré Mineiro, que foi guerreira e teve sua vida ceifada pela luta, tornando-se um mártir de nossa cidade.

“Agradeço ao prefeito Márcio Serrão pela acolhida e entendimento da importância desse debate, e assim tirarmos proveito das propostas saudáveis para a construção de uma pauta politica, onde se pode enxergar enquanto mulher negra”, pontuou Marinez Lopes coordenadora das politicas públicas da Mulher.

Contamos ainda com a presença da Chefa de Gabinete Rosilene Cardoso, Coordenadora Municipal da Juventude Marília Moura, Coordenadora da Igualdade Racial Tatiane Silva de Souza, representante dos Movimentos Sociais Gedson Gomes Martins, e comunidade em geral que aquiesceu o convite participando ativamente nas discussões em pauta.

COMO CHEGAR
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

LARANJAL DO JARI - Prefeitura do Município de Laranjal do Jari
R. Emílio Médici, 2093, Laranjal do Jari - AP, CEP 68920-000 - (96) 92062-592 - contato@laranjaldojari.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá