sexta, 17 de janeiro de 2020 - 18:07h
Dia D de combate ao Aedes aegypti é realizado no Bairro Agreste.

Nesta sexta-feira (17), das 08h às 12h, a Prefeitura de Laranjal do Jari por meio da Secretária Municipal de Saúde promoveu o Dia D de combate ao Mosquito Aedes aegypti no bairro do Agreste. A estratégia acontece em todo o país e faz parte das ações do município do ano 2020.

Faça sua parte, com ações simples podemos combater o mosquito.O objetivo é de mobilizar a população no enfrentamento dos focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika vírus.

Durante a ação, os agentes de combate a endemias realizarão trabalho de contingência, como inspeções em residências e terrenos que apresentam maior vulnerabilidade para infestação do mosquito. Os profissionais de saúde também prestam orientações aos moradores, da eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O combate contra o mosquito irá se intensificar em todos os bairros da cidade obedecendo ao cronograma da Secretária Municipal de Saúde por meio do departamento de Vigilância em saúde especialmente com a chegada das chuvas, período favorável à sua proliferação.

“Esteja atento às garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”. Resaltou o coordenador da Atenção Básica Epidemiologia e Imunização Guilherme Almeida.

O mutirão tem o intuito de prevenir e combater o Aedes Aegypti, garantindo a eliminação dos focos encontrados, mas os munícipes precisam dar continuidade ao trabalho, alerta o Secretário de Saúde, Marcel Jandson Menezes “já que durante o verão o Aedes Aegypti se reproduz rapidamente”.
Acabar com os criadouros do mosquito é um desafio coletivo.