quinta, 19 de abril de 2018 - 16:59h
1º fest Castanha da Resex Cajari
Prefeitura dar todo apoio ao 1º fest Castanha da Resex Cajari
Foto: Fredson Chaves

A Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari é parceira através das Secretarias Municipais: SEMC, IMAPA, SEL e SEMATUR na realização da 1ª edição do Fest Castanha da Resex Cajari que aconteceu nos dias 13 e 14 de abril de 2018 na Comunidade Água Branca do Rio Cajari coordenada pela Associação dos Trabalhadores do Alto da Reserva Agroextrativistas do Rio Cajari – ASTEX-CA.

A programação teve inicio no dia 13 - sexta-feira às 9 horas com um delicioso café da manhã para os castanheiros a base dos produtos da reversa como: bolo de castanha, pudim de castanha, paçoca, cocada e biscoitos da castanha, além de pamonha, milho cozido e muitos mais.  Estavam presente Secretário Municipal de Cultural Aldo Oliveira e toda sua equipe, Secretária de Finanças: Meydiane Dos Santos Guedes, Secretária de Educação Tanira do Socorro Costa Barbosa, RURAP, IEF, assim como todos os membros da Diretoria da ASTEX-CA, representantes de diversas Comunidades que compõem a reserva e seus familiares.

Na sequência da programação iniciou-se a gincana dos castanheiros, com várias brincadeiras em que consistia apresentar ao público o cotidiano dos castanheiros, tais como: coleta do ouriço mais rápido; quebra do ouriço; descascamento da castanha; maior e menor ouriço; e assim por diante. Cada equipe representava uma comunidade da Resex, e ao final das tarefas cumpridas a equipe de Água Branca consagrou-se campeã da gincana. O mais importante é que todas as comunidades participantes se divertiram.  Logo após a gincana teve o torneiro de futebol masculino que teve como prêmio um boi que foi levado pelo time Real Cajari.

Durante a noite aconteceu o baile dançante que contou com a abertura do Dj Ramon,  apresentação das candidatas postulantes ao titulo de rainha da 1ª Fest Castanha e para fechar a programação o Top Dj Silvan que fez todo comunidade dançar até o sol raiar com os melhores e mais variados ritmos.

No dia 14 – sábado a programação iniciou com torneio de futebol feminino e a noite com o baile dançante que foi aberto pelo Dj Ramon seguido com o concurso das candidatas a Rainha onde tivermos 05 (cinco) belas candidatas representando as suas comunidades  e sendo eleita Rainha do 1ª FEST CASTANHA a Senhorita Learia Damasceno representante da comunidade do Açaizal, e ficando como princesa a Senhorita Gabrielle Barreto da comunidade de Água Branca. Nesta festividade tivemos ainda a participação da Senhorita Elisiane Dutra da comunidade São Francisco do Iratapuru e a apresentação especial da Senhorita Karen Sueny a Rainha do CARNA JARI 2018, que fez uma linda homenagem para os castanheiros. Na continuidade da programação apresentou-se a Banda Os Versáteis que deram um show com uma mega estrutura de palco, iluminação e sonorização e fechando a 1º FEST CASTANHA os Dj Adriano Torres e Dj Lucio que fizeram o público dançar até o amanhecer.

O evento também contou com uma estrutura rústicas montada pela própria comunidade para atender os empreendedores que comercializaram alimentos e iguarias derivados da castanha.

O 1° Fest Castanha é um evento que nasceu a partir do desejo daqueles que acreditam em toda a potencialidade econômica, turística, cultural e extrativista da Resex Cajari, e tem tudo pra se tornar o maior evento do extrativismo do Estado do Amapá.

Agradecemos ao Prefeito Marcio Serrão pelo compromisso assumido junto às comunidades da Resex Cajari e a todos que colaboraram e prestigiaram este grande evento: Comentou Cirley Duarte Presidente da Associação dos Trabalhadores do Alto da Reserva Agroextrativistas do Rio Cajari – ASTEX-CA.