quinta, 19 de abril de 2018 - 10:10h
Seminário Territorial de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade
Por: Alessandra Rodrigues
Foto: Jhoseph Freitas

Aconteceu no dia 14/04 o Seminário Territorial de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade no IFAP. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural – SDR e secretaria Especial da agricultura familiar e desenvolvimento Agrário em parceria com a prefeitura Laranjal do Jari, por meio do Instituto Municipal Agricultura e Pecuária –IMAPA, Fundação Jari, Embrapa, Rurap, IEF e Prefeituras de Vitória do Jari e Mazagão

A solenidade de abertura às 9h com a fala das autoridades e representações participantes, o prefeito em exercício Irmão Tadeu destacou a importância do Seminário, “o conhecimento amplia a visão e nos fortalece a enfrentarmos novos desafios”.

O senhor Luiz Cabral – SDR/AP fez uma abordagem sobre o Panorama Nacional da Política, ressaltou o objetivo do Seminário que é formular uma minuta sobre agroecologia e trazer uma linha de leis que venham melhorar a qualificação dos agricultores e assim dos produtos orgânicos. E o senhor Luiz Leal – SEAD/MDSA apresentou as metodologias dos eixos do seminário no qual todos os seminaristas foram integrados.

O seminário teve mesa redonda com equipe de modeladores: SDR, RURAP, IEF, EMBRAPA e IFAP. Os cinco eixos de discussão tiveram os seguintes temas. No eixo I – Ensino, pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural; eixo II – produção, Comercialização e Consumo de produtos orgânicos; Eixo III – Medidas Fiscais e Tributárias; Eixo IV – Convênios, termos de Cooperação e Certificação Orgânica; Eixo V – Sociobiodiversidade.  Após o almoço as equipes apresentaram em plenária suas propostas sendo moderadas pelo Luiz Cabral – SDR/AP.

2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International