segunda, 20 de janeiro de 2020 - 20:54h
Prefeitura realiza palestras da Campanha Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco
Por:

A Prefeitura de Laranjal do Jari por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) Através do CAPS realizou palestras em alusão ao Janeiro Branco. A Campanha Janeiro Branco é a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, e nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos.

Nesta segunda-feira (20) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma palestra no plenário da Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari. as Palestras da Campanha Janeiro Branco”, Com o tema “ O Papel do psicólogo”. que contou com a palestra da Psicóloga Dra: FERNANDA ABREU e o médico Psiquiatra Dr. JOÃO MARCELO, abordando o tema “ A Importância da Saúde Mental”.

Participaram do evento: Prefeito Márcio Serrão, Promotor do Ministério Público Dr: Fabiano Castanha, Secretário Municipal de Saúde: Marcel Jandson Menezes, Coordenadora do CAPS; Érica Pedroso, Flávia Sideles Rep. CREAS, Usuários do Caps, Profissionais de Saúde e Comunidade em Geral.

Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada pelo psicólogo Leonardo Abraão, com o objetivo de sensibilizar a população, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental. Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias. Uma Campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente. ”A campanha janeiro branco é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas, nós precisamos quebrar essas barreiras”, destacou o secretário de saúde, Marcel Jandson Mezenes.

Tempo de Reconstruir