quarta, 23 de janeiro de 2019 - 12:07h
Laranjal do Jari é o primeiro município a fazer entrega do material do Programa de Aprendizagem do Amapá PAAP.
Foto: Jhosep freitas

O Governo Municipal adere a uma nova meta educacional, o PROGRAMA COLABORA AMAPÁ EDUCAÇÃO, que visa fortalecer a qualidade da Educação com apoio do Estado. Assim, Laranjal do Jari assinou o Termo de Cooperação Técnica em 16 de janeiro de 2018, no qual reuni um conjunto de ações tomadas coletivamente entre estado e municípios firmando em dois eixos: eixo administrativo e da aprendizagem. Esse termo garante ao município um atendimento de acordo com as especificidades. E que envolve o governo do estado, a prefeitura, a comunidade escolar, as instituições superiores de ensino, os órgãos de controle e a sociedade civil.

O Programa de Aprendizagem do Amapá (PAAP), surgiu para garantir mais qualidade na educação amapaense, com mais apoio do Estado na rede municipal, dispondo de apoio técnico para melhorar a educação como um todo, especialmente nas avaliações educacionais como Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

São objetivos do regime: estabelecer cooperação recíproca entre os entes federativos e organizações da sociedade civil afins; otimizar o investimento em recursos humanos, infraestrutura, repasse de tecnologias, metodologias, recursos financeiros, materiais didáticos/pedagógicos e transporte escolar.

Nesta terça feira 22/01, a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, através da Secretaria de Educação, faz lançamento oficial e entrega do material do Programa de Aprendizagem do Amapá (PAAP).

Este programa traz do 1º ao 5º ano material, formação, acompanhamento e monitoramento. Cada professor recebe seu material de acordo com a série que atuará, dentre eles temos: manual com as propostas didáticas, caderno de avaliação do aluno caderno de atividades do aluno para os quatro bimestres, revistas do aluno, livro paradidáticos, livros de matemática e português (para os quatro bimestres), cartazes. Caderno de introdução de texto, caderno de obras literárias (coletânea de textos).

Para trabalhar na formação dos docentes a secretaria de educação montou uma equipe de Formadores; Cleiciane Nascimento Moreira; Lenilda Tavares da Silva; Walderecy Francy Bezerra da Costa; Eduardo Carvalho da Silva; Lidiane Trindade da Silva; Olendina dos Santos; Izoneide Oliveira Silva; Railde (zona Rural).

Na sequência do cerimonial, o dispositivo foi formado pelo prefeito Márcio Serrão, Presidente da Câmara, Walcimar Fonseca, Secretária de Educação Profª Tanira da Costa Barbosa, GEO Educacional Profª Maria da Conceição Cunha Cardoso, Presidente do Conselho de Educação Profº Antônio Pinto, falaram da importância do da unificação no fortalecimento do programa, no comprometimento de todos para se alcançar a meta na melhoria da educação e dos índices nacionais.

O Prefeito Márcio Serrão pediu aos educadores que continuem se empenhados ainda mais, mesmo em meio as dificuldades, os problemas que temos que enfrentar juntos. “Vamos aproveitar esse Regime COLABORA AMAPÁ, para transformar a educação de uma forma mais significativa, pois seremos responsáveis por este novo tempo, por esta nova metodologia criado pelo governo Estado, e juntos vamos garantir aos nossos alunos melhor qualidade de ensino”.

Marcaram presença os vereadores: Donato, Vera Lúcia; Bacural; Os secretários municipais: Rogério, Teddy, Jailson Mossoró, Nelsivan, Jairo, Marcelo Sarraf, Procurador; os técnicos da Educação; professores, diretores e servidores públicos.

Tempo de Reconstruir