terça, 13 de março de 2018 - 18:44h
Segunda Etapa do Censo Escolar Encerra dia 16 de Março.
Por: Gerência de Divulgação Institucional- SEMED-LJ.
Foto: Claudia Sarraff

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC, em parceria com os governos estaduais (Secretarias Estaduais de Educação) e prefeituras municipais, sendo usado como parâmetro para a distribuição dos recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

A primeira, denominada “Matrícula Inicial”, coleta as informações referentes a matrículas, vínculos de docência e dados escolares do ano de referência do censo Escolar.

As matrículas são levantadas pelo sistema EDUCACENSO (sistema on line, disponibilizado pela internet), que pede informações detalhadas sobre a escola, cada um de seus alunos e de seus professores, além das turmas onde eles estão.

A segunda etapa do Censo Escolar, chamada “Situação do Aluno”, tem o objetivo de coletar as informações de rendimento (aprovado ou reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) de cada aluno da turma, referente ao período letivo de 2017.

Na sexta-feira, dia 09/03, as senhoras Ravena Pestana e Joselice Pantoja, técnicas do Centro de Pesquisas Educacionais da SEED/AP, e o Coordenador do Censo Escolar na rede municipal de ensino, senhor Wjeferson Fidelis, repassaram orientações a todos os secretários e secretárias escolares da rede estadual e municipal, sobre a verificação de relatórios e as possíveis retificações nos dados alimentados no sistema Educacenso, cujo prazo final estende-se até o próximo dia 16/03.