quarta, 27 de junho de 2018 - 10:14h
Município de Laranjal do Jari realiza primeiro Fórum Comunitário em busca do Selo UNICEF.
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom
Foto: Jhoseph Freitas

No 1º Fórum Comunitário, realizado na manhã desta terça-feira (26) em busca do Selo UNICEF para Laranjal do Jari, o governo municipal, adolescentes, sociedade civil, lideranças locais e Organizações Não Governamentais foram convidados a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos para a garantia de direitos da infância e da adolescência.

Primeiro, a apresentação do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de 0 até 17 anos e ainda um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes a partir das sugestões e contribuições do 11 grupos de trabalhos do Fórum.

O evento realizado na quadra da escola municipal Raimunda Rodrigues Capiberibe contou com a presença do Prefeito Márcio Serrão, Vice-Prefeito irmão Tadeu, Secretária de Educação Tanira do Socorro Costa Barbosa, Secretária de Assistência Social Mayara Chagas, senhor Fábio Silva (representando a Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente da pasta o senhor Marcel Jandson Menezes), Conselho Tutelar, Flávia Sideles (Presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescentes) e principalmente crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e do NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente), protagonistas do momento, proativas nas discussões dos grupos de trabalhos, mercado de ideias e exposição de todos os temas debatidos no Fórum.

No período vespertino o senhor Wagner Souza, articulador municipal, Amanda Menezes, mobilizadora com a comissão intersetorial definiram as estratégias acolhidas no Plano de Ação que será posto em prática.

O Fórum teve um resultado muito positivo com as proposição levantadas nos GTs para incluir, aumentar a participação política e melhora a qualidade de vida de crianças e adolescentes em Laranjal do Jari.