quarta, 07 de fevereiro de 2018 - 12:40h
Alerta sobre os perigos e combate a hanseníase
Blitz educativa alerta sobre os perigos e combate a hanseníase em Laranjal do Jari
Por: Alessandra Rodrigues
Foto: Jhoseph Freitas

A Prefeitura de Laranjal do Jari, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUSA) realizou no último domingo de janeiro (dia 31) em alusão ao dia mundial da luta contra hanseníase uma Blitz Educativa na avenida Tancredo Neves (Praça João da Silva Nery) das 18h às 20h, com intuito de alertar as pessoas para o problema de hanseníase.

Na ocasião, foi distribuído material educativo com objetivo de sensibilizar a população para os sintomas da doença e alertar da importância de procurar o atendimento médico, visando seu diagnóstico precoce.

De acordo o ministério da saúde a hanseníase é causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos periféricos. Os principais sintomas são manchas na pele com alteração da sensibilidade térmica e/ou dor. A doença tem cura, mas é transmitida entre pessoas. Por isso, a melhor maneira de preveni-la são o diagnóstico e o tratamento precoce dos pacientes infectados.

Em Laranjal do Jari nos últimos três anos foram diagnosticados 43 casos novos de hanseníase, a responsável técnica pela área de hanseníase enfermeira Leyde Moraes destaca que “a luta contra a doença depende muito do diagnóstico precoce, das informações sobre a doença, dos sinais e sintomas os quais devem ser incessantemente alertados e divulgados à sociedade e as equipes de Saúde”.