segunda, 29 de abril de 2019 - 18:38h
Profissionais da rede municipal de Educação de Laranjal do Jari recebem capacitação. “DCNS para Educação das relações étinica-raciais e para o ensino da historia e cultura afro brasileira, Africana e Indígena”.
Foto: Divulgação

Ministrada pela palestrante Ivanilde Moreira de 49 anos, Mestra em Linguística Aplicada pela (UNICAMP) e pós-graduada em docência universitária.

Ocorreu na manhã do sábado, 27 de abril do corrente ano na quadra da Escola Municipal Tereza Teles, a Capacitação dos Profissionais da Educação sobre as DCNs, que tem como importância a defesa de uma política curricular, que foi fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas, oriundas das realidades brasileira, e busca combater o racismo e as descriminações que atingem particularmente os negros.

Embora o evento tenha sido destinado à rede município de educação, o momento contou com a presença de outros órgãos da esfera municipal e movimentos sociais, tais como: Secretaria da Cultura, Secretaria da Assistência Social, Coordenaria da Mulher, Coordenaria da Igualdade Racial e Associação Unegro (união dos negros do Laranjal do Jari).
O que são DCNs?

São normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
“Entende-se por educação das relações étnico-raciais a inserção, no processo de ensino e da aprendizagem formal, de conteúdos, posturas, e valores que propiciem ao educando conhecer, analisar, compreender, problematizar e desconstruir conceitos, concepções, e práticas que fundamentam e legitimam as desigualdades étnico-raciais na escola e na sociedade”
Esta foi mais uma ação realizada pela gestão Tempo de Reconstruir, prefeito Marcio Serrão e vice Irmão Tadeu, estabelecida no Plano Municipal de Educação (PME) através das metas 2 que visa universalizar o Ensino Fundamental e da meta 5 que tem por objetivo qualificar a Educação Básica.

Por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) são realizadas capacitações de gestores das secretarias escolares, assim como os próprios funcionários da secretaria de educação.
No evento os participantes, receberam um kit como brinde contendo (Copo, caneta e bloco de anotações, além da certificação). As escolas receberam também um kit de livros.
Vale ressaltar a apresentação a dança Marabaixo (Dança de origem afro brasileira especifica do Amapá), feita por integrantes da Coordenadoria da Igualdade Racial.

Tempo de Reconstruir