sexta, 26 de abril de 2019 - 18:32h
Saúde promove ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (26) em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A Secretaria Municipal Saúde de Laranjal do jari, realizou uma ação das 8h às 12hs. foram oferecidos os serviços: aferição da pressão arterial, glicemia capilar atualização vacinal, orientações sobre hipertensão arterial, fatores de risco e distribuição de material educativo/informativo, teste rápido, consultas com nutricionista, psicólogo, clinico geral, enfermagem, e distribuição de um lanche saudável para a comunidade participante.

A hipertensão é uma doença silenciosa que, se não for diagnosticada e tratada, provoca infarto, AVC e problemas renais.

“O objetivo da ação será sensibilizar a população para a importância da prevenção, detecção precoce e controle da hipertensão, orientando quanto aos fatores de risco, o uso da medicação adequada, a necessidade de praticar atividade física, regularmente, e adotar uma alimentação e hábitos saudáveis”.

Cinco maneiras de prevenir a hipertensão
1. Reduza o consumo de sal nos alimentos, assim como preparações gordurosas;
2. Pratique regularmente exercícios físicos, pelo menos 20 minutos de caminhada diária;
3. Evite o consumo excessivo de álcool e, preferencialmente, não fume;
4. Faça aferições de pressão a cada seis meses, principalmente se há histórico de hipertensão na família;
5. Minimize as situações de estresse, pois hábitos relaxantes melhoram a qualidade de vida.

Tempo de Reconstruir