segunda, 29 de março de 2021 - 01:15h
COVID -19 Pacientes em tratamentos domiciliar redobrem os cuidados com armazenamento e descarte de resíduos.
Por: Assessoria de Comunicação
Além da utilização de máscaras, distanciamento social e higienização freqüente das mãos, uma das orientações para evitar a contaminação de grupos vulneráveis pelo novo coronavírus é ter um trato adequado com o descarte do lixo produzido por pessoas com suspeita ou já diagnosticadas com a doença. A orientação dada pela Prefeitura de Laranjal do Jari visa evitar que os garis, que tem contato diário com o lixo doméstico, sejam infectados.

O secretário Municipal de meio ambiente e Turismo, Marcelo Sarraf Santos ressalta que todas equipes de limpeza trabalham com Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e que a Secretaria realiza, de forma permanente campanhas de orientação à população sobre a importância da forma correta de armazenar o lixo.

“Os resíduos contaminados ou com suspeita de contaminação por coronavírus devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente fechados. Esse material deve ser depositado em contentores fora do alcance de animais para evitar que sejam rasgados. Essas medidas controlam os fatores de risco para nossos garis”, explicou.

A Semmatur informa ainda que os resíduos produzidos por pessoas com suspeita ou acometidas com o vírus sejam armazenados em depósitos exclusivos e em um cômodo reservado. Além disso, é recomendado a higienização de pontos de contatos como alças e tampas de lixeiras. Se possível a sacola deve ser isolada e identificada, de modo a não causar problemas para quem vai fazer a coleta.
Para o Diretor do Departamento de serviços Urbanos Sólidos Deusamor Ferreira " Se toda a população tiver esses cuidados, o lixo poderá ser manipulado por qualquer pessoa, como outros moradores da casa ou quem recolhe o lixo. Nossos garis não param, mas mesmo diante dos riscos e protegidos por EPIs, há um certo receio. Por isso, reforçamos esse pedido à população”, destacou.

“A colaboração da população na identificação do lixo contaminado é uma alternativa que vai ajudar a reduzir o risco de contágio da doença”, concluiu. Marcelo Sarraf Secretario Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Laranjal dos Nossos Sonhos

2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International