quinta, 19 de maio de 2022 - 17:03h - 1117
Governo e MP cobram mais atenção no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Programação contou com palestras, mesas redondas e falas de profissionais de saúde.
Por: Lucas Mota
Foto: Lucas Mota
Mesa composta pelo secretário de Saúde, Juan Mendes, diretora do HCA, Rosiane Pereira, e servidores do MP.

O Governo do Amapá vem realizando diversas ações da campanha Maio Laranja neste mês, e nesta quarta-feira, 18, no Complexo Cidadão do Ministério Público do Amapá (MP-AP), zona norte de Macapá, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado com uma programação para chamar atenção ao atendimento de vítimas.

O evento realizado com o Ministério Público, teve como tema central a proteção integral e o atendimento humanizado de crianças e adolescentes vítimas de violência.

A atividade teve como público-alvo profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da equipe do Serviço de Atendimento à Vítima de Violência (SAVVIS), membros e servidores do MP-AP e profissionais da Rede Abraça-me.

A diretora do Hospital da Criança e Adolescente (HCA), Rosiane Pereira, explica que o objetivo geral é informar e conscientizar a população sobre esses casos.

“Aqui estamos lançando a nossa cartilha, que fala sobre os serviços de atendimento a vítimas de violência infantil. Nosso hospital é a porta de entrada para essas crianças, então estamos tentando informar todos os pais e responsáveis através desta nova cartilha que fala de todos os pontos, desde a denúncia, até como identificar esses casos", disse.

O HCA e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) dispõem de uma equipe multiprofissional que atua na defesa e proteção desses pacientes. O PAI também possui a Sala Lilás, que funciona 24 horas por dia para atender crianças de até 12 anos de idade, realizando cuidados para a saúde física e mental.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá