quinta, 20 de janeiro de 2022 - 18:25h - 2153
Janeiro Branco: Governo promove abertura da campanha sobre saúde mental
Evento segue até sábado, 22, e conta com dinâmicas e palestras focadas no tema psicossocial.
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos/ Sesa
Evento conta com a participação de bolsistas do Amapá Jovem.

 

Com o tema “o mundo pede saúde mental”, o Governo do Amapá iniciou, nesta quinta-feira, 20, a programação alusiva ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre o bem-estar psíquico e emocional.

Trata-se de uma ação conjunta das Secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e de Políticas para a Juventude (Sejuv), com participação dos bolsistas do Amapá Jovem.

Segundo o coordenador de saúde mental da Sesa, o psicólogo Mário Dênis Costa, a programação busca estimular práticas de saúde e fortalecer os setores que ofertam atendimento psicossocial para a população, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Estamos atuando para modificar paradigmas, superar tabus, desmontar preconceitos, gerar informações e disseminar conhecimentos. Através dos assuntos pautados, nós buscamos sensibilizar autoridades e fazer com que a assistência necessária chegue até a população”, completou o coordenador.

Durante os três dias de evento, a temática “a importância de cuidar da saúde mental para a vida” será discutida em palestras, rodas de conversas e momentos reflexivos sobre a saúde mental.

A coordenadora do programa Amapá Jovem em Macapá, Juliane Pimentel, de 19 anos, acredita que os jovens devem ser o público central em debates sobre o tema.

“Esse tipo de evento é necessário para nós, jovens, pois nos encontramos em uma fase propensa a diversos conflitos. Trazer essa pauta que dialoga diretamente sobre transtornos como depressão e ansiedade é indispensável para mostrar que estamos aqui dispostos a ajudar e, também, a receber ajuda”, afirmou.

As palestras e dinâmicas ocorrem de 9h às 12h e das 15h às 17h, no auditório do Sebrae, na Av. Ernestino Borges, 740 - Julião Ramos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá