Neste dia 23 de setembro, de 10h às 12h, no gabinete do prefeito Márcio Serrão, a Prefeitura de Laranjal do Jari realizou a primeira reunião interinstitucional com representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Polícia Militar, Prevfogo, IMAPA, Procuradoria Municipal, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social e Comando da Guarda Municipal.
O objetivo do encontro foi discutir o contexto da estiagem no município, com o fim de criar o Comitê Municipal de Emergências Climáticas e elaborar estratégias colaborativas que resultem na adoção de ações preventivas e de resposta integradas, com o propósito de combater (com rapidez e eficiência) emergências climáticas que possam ocorrer durante o período de verão amazônico.
Certamente, o planejamento e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para reduzir a ocorrência de sinistros e/ou minimizar os danos e impactos por eles causados, como - por exemplo - os incêndios florestais, as queimadas urbanas e a própria estiagem.
Para o coordenador Municipal de Defesa Civil, Erbson Souza, “... realizar um planejamento antecipado, um trabalho integrado e garantir condições operacionais às instituições afins de combate a esses sinistros, certamente fará toda a diferença na operacionalização das ações e na mitigação dos impactos provocados, isto porque Defesa Civil somos todos nós”.
Comments